Seis Fatos no Comportamento Equino no Consumo de Água.

//Seis Fatos no Comportamento Equino no Consumo de Água.

Seis Fatos no Comportamento Equino no Consumo de Água.

Como proprietários de cavalo, sabemos bem da importância no fornecimento de água aos cavalos. Considere estes seis fatos sobre tal assunto quando estiver limpando ou enchendo novamente o balde de água do seu animal.

> Não é surpresa que o consumo de água do seu cavalo depende de forma direta do seu peso vivo. Curiosamente, porém, cavalos de peso e raça semelhantes podem ter consumo de água completamente diferente, porém normal. O que é normal, você poderia perguntar? Cavalos em manutenção, num clima moderado, chegam a beber 20 a 55 litros de água diariamente.

> Só porque a sua égua bebeu dois baldes de água ontem e no dia anterior, não significa que ela beberá dois baldes hoje. Variações individuais no consumo de água podem ocorrer de um dia para o outro. Fique atento ao consumo de água o melhor que puder e alerte o seu Veterinário caso perceba que o seu animal está consumindo pouca ou nenhuma água.

> Sem dúvida, sabemos que a dieta afeta o consumo de água. Cavalos consumindo pastagem, que contém maior umidade, vão consumir menos água se comparados a cavalos consumindo feno. De fato, cavalos que consomem dietas contendo somente feno, bebem mais água que aqueles que consomem uma dieta mista de feno e ração.

> Beber água não consome muito tempo do dia do seu cavalo. Pesquisadores calcularam que cavalos adultos e bem alimentados gastam somente 5 a 6 minutos diários bebendo água, embora isto aconteça em várias visitas curtas à fonte de água.

> Potros bebem água ou suas mães fornecem adequada quantidade de fluidos até o desmame? Se você é um criador, já deve ter visto seus potros visitarem o bebedouro ainda com uma semana de idade. Em um estudo, potros de um mês de idade beberam perto de quatro litros de água em adição a mais de 16 litros de leite por dia.

> Dependendo das condições do ambiente e do nível de trabalho realizado, cavalos atletas vão necessitar de mais água que seus parceiros em manutenção, especialmente se eles estiverem suando. Cavalos que suam diariamente devem receber eletrólitos para repor os minerais perdidos no suor. Fornecer água limpa e fresca à vontade aos cavalos, ainda permanece sendo um principio básico no trato com os cavalos de qualquer idade e função.

Fernando Simões
Gerente de Equinos – Poli Nutri Alimentos

Fonte: Kentucky Equine Research – KER.

By | 2018-01-03T14:05:49+00:00 dezembro 21st, 2017|Blog|0 Comments

Leave A Comment