Para estrear nosso Blog com entrevistas, resolvemos conversar com o Sr Jose Geraldo, nadador Olímpico, que representou o Brasil em Seul 1988 e que agora resolveu voltar às suas origens de esportista e buscar um novo esporte.

Formado em medicina, o endurista trabalhou no Hospital do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro e em 1989 serviu na Força Aérea como médico, quando também nadava pela corporação. Resolvemos, então, fazer algumas perguntas para entender como o Enduro passou a ser a nova modalidade esportiva da sua vida, confira

1. Quando vc  tomou conhecimento do Enduro Equestre? Quantas provas vc já fez ?

Tenho um sitio no Rio do Vale das Videiras no Rio de Janeiro, com cavalos Puro Sangue Inglês, Campo Lina e Mangalargas. Como me aposentei na Natação, resolvi buscar uma nova modalidade com a mesma competitividade e adrenalina e foi nessa busca que descobri o Enduro. Mas não sabia como participar.

Um dia conheci a Ivonn no Rio, proprietária do Haras Lorien, onde pela primeira vez montei um árabe e simplesmente me apaixonei. Depois disso foi fácil ingressar no Enduro. O endurista fez sua primeira prova, de 40kms, e ganhou. Hoje monto com a minha filha e estou me graduando para fazer as provas longas de 120kms

2. Quais eram as suas expectativas na sua primeira prova de velocidade livre ?

Estava animado em completar a distância, seria um desafio para mim e para o cavalo. Treinei bastante, conversei com muitas pessoas e estava pronto para dar o meu melhor.

Exige muita estratégia e raciocínio para saber quando acelerar, quando segurar, é bastante desafiado, tanto fisicamente como na parte psicológica.

3. E quando acabou a prova, você desceu do cavalo, tudo o que você havia imaginado sobre esse esporte, realmente era verdade? A diferença entre uma prova de 80 km e 40 km são muito grandes ?

Não imaginei que pudesse sentir tanta diferença, mas quando desci do cavalo após a minha primeira prova de 80kms de Velocidade Livre, percebi que poderia voltar a sentir toda aquela competitividade e adrenalina de começar e terminar uma prova​.

A prova de 80kms exige muita estratégia e raciocínio para saber quando acelerar, quando segurar, é um desafio bastante, tanto fisicamente como na parte psicológica. Vislumbro o final da prova, e as vezes nem terminamos. Estou apaixonado, vou entrar para valer!

4. Poucas pessoas conhecem o esporte, como você contaria a um amigo sobre esse tal de Enduro?

As pessoas não imaginam, mas o Enduro é um esporte de alta performance que exige muito do conjunto. É imprescindível montar frequentemente para garantir o condicionamento do cavalo e principalmente do cavaleiro. Para as pessoas que gostam de natureza e cavalo, o enduro é ideal, pois além de poderem praticar com a sua família, podem passar um fim de semana divertido e tudo isso junto